28 janeiro 2018

Sob os Olhos do Delírio - Fábio Andrade

Título: Sob os Olhos do Delírio
Autor: Fábio Andrade
Páginas: 28

Sinopse: O que um senhor solitário assistindo uma garotinha sendo dilacerada por um demônio saltitante, um velho apaixonado e Nikolai, o enfermeiro do hospício Muskov, têm em comum? Nessa antologia, Fábio de Andrade afoga seus leitores em um mar de agonia enquanto os três infelizes protagonistas só conseguem distinguir a vida da morte enquanto o delírio não tiver consumido por completo seus corpos. Dilemas de desespero, amor e horror são expostos da forma mais simples e poética da palavra, trazendo três situações em que ele deixa na mão do leitor decidir: A tristeza é causa ou consequência? Deixem que José de Alencar, o enfermeiro Nikolai e o velho marido de Lúcia lhe mostrem o real significado da melancolia em momentos que convergem no sentimento mais antigo e verdadeiro que a raça humana possui: o medo.
Horror | Skoob

Oie, hoje vim falar de um livro bem rapidinho que eu li, é o Sob os Olhos do Delírio do escritor Fábio Andrade. Pela capa já podemos dizer muita coisa. Ele é composto por três contos, respectivamente 'O Horrível Fim de José de Alencar', 'Em Casa' e 'OBMEN-01', todos com uma atmosfera sobrenatural e terror psicológico.

Em O Horrível Fim de José de Alencar, encontramos um senhor de idade que ao se deparar com uma casa desperta dentro de si extrema curiosidade de adentrar no recinto desconhecido, mesmo com seu subconsciente gritando que não e eu também hahaha, como aqueles filmes de terror quando o protagonista vai ir em alguma sala e você sabe que  vai da ruim e começa a gritar pra pessoa não ir. 


" Aos 70 anos, você se dá conta que já viu muitas coisas na vida e que a curiosidade é apenas um luxo juvenil inalcançável. Essa talvez seja a melhor forma de pensar quando não se acredita mais em nada. A ganância pelo desconhecido me traiu, me arrebatou, me tirou a vida, e aqui deixo o melhor conselho para o desventurado ser que estiver lendo isso: não seja curioso! "


" Eu era um quase velho normal, até chegar em frente a sentinela da rua Moscoso, a recém abandonada casa 89. Uma perturbação me fez parar diante dela, a perturbação se transformou em curiosidade e a curiosidade se transformou em pesadelo."


" Não desisti da vida, muito menos perdi a esperança de que algo melhor viria, mas precisei suprimir essa moléstia que me dana, antes que ela se instalasse em outro infeliz de alma fraca."

Enfim, ele foi do mesmo jeito. A casa em seu interior possuía uma atmosfera pesada, porém o que o deixou mais assutado não era o cheiro de mofo e sim os fatos sobrenaturais que ocorreram enquanto ele estava na residência.

No conto Em Casa vemos um senhor de idade, Alfredo, ele está correndo pelas ruas desesperadamente para reencontrar sua esposa, pois estão separados há 10 anos. Enquanto vai ao encontro de sua amada, ele começa a descreve-la de uma forma super romântica e fofa, no começo não entendemos nenhum pouco por que ele esta assim tão ansioso e o que realmente aconteceu para chegar aquilo. 

Porém mais uma vez nosso escritor consegue colocar um final inesperado, daqueles que você fica uns dois minutos tentando entender se realmente é aquilo, me deixando, como dizia minha avó, esbasbacada. 

O terceiro possui o título OBMEN-01, que por si é pra lá de estranho, porém combina muito com a temática do enredo. Nikolai era enfermeiro de um sanatório soviético na Russia, que após conhecer a excêntrica paciente Nadeska, desperta uma paixão que transpõe barreiras, levando ao ponto de se tornar um dos pacientes, para assim de alguma forma salvar a sua amada. E com um final totalmente imprevisível, vemos que literalmente nada é o que parece.

Recomendo muito essa antologia, ela é bem rapidinha de ler, não apenas pela quantidade de páginas e sim pela forma como o autor faz com que no momento da leitura nos coloquemos dentro da história, seja andando pela casa mal assombrada ou sentindo o medo do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário